Olá! Você já deve ter visto por aí a palavra “lounge” ligada a espaços em eventos, restaurantes e até empresas. Ambiente queridinho dos grandes desfiles de moda, essa palavra em inglês define espaços confortáveis onde as relações interpessoais são facilitadas. Ou seja, é sempre pensado para funcionar como lugar de convívio. Por ser uma expressão relativamente nova, esses ambientes estão mais ligados a decorações modernas que valorizam o design.
Alguns exemplos de lounges na arquitetura de Interiores são:
1. Lounge de convivência e estar em residências. São as salas de estar que fogem do modelo sala "de visitas" = tudo arrumado. Valorizam o aconchego e facilitam o bate-papo descontraído na hora de receber os amigos. A foto abaixo (ambiente lindo!) foi o lounge montado na Casa Cor Paraná e é um projeto do escritório SF Arquitetura realizado em 2013. Com 95 m² de área construída, foi criado para receber quem gosta de valorizar mobiliário de design.
2. Lounge gourmet. Em restaurantes e hoteis, são espaços para degustação com essa tendência de ambientes modernos com layouts não comuns. Nas residências, devem ficar próximos à cozinha ou uma cozinha gourmet especial para o ambiente. Fica perfeito em áreas de piscina. Para exemplificar, escolhi oLounge Gourmet Bar de Marcio Nascimento, que marcou a CASA HOTEL de SP em 2012 - layout à parte - pelo o lustre perfeito em cristais Swarovski no tom fumê, um toque de luxo que, aplicado no teto de bambu mostra possibilidades de mescla de estilos com bom resultado.
3. Music longe. Ambientes que costumam unir conceitos de restaurante, bar e balada. São sempre projetos ousados e inovadores, que fazem uso do desing e da iluminação para agradar esse público específico que, geralmente, curte a música eletrônica. Exemplo perfeito do uso da tecnologia na arte de criar cenários, o Glow Lounge é um projeto do Studio 161 Arquitetura & Design para a cidade de Brasília.
Agora com outra iluminação...
4. Executive longe. Muito usado nos hotéis e aeroportos, oferecem toda estrutura para trabalho e reuniões de negócio.
5. Lounges temáticos. Projetados principalmente para exposições e feiras de negócios, por ser uma tipologia com conceito moderno, como já disse e de fácil execução, o lounge é sempre pensado para receber os clientes e expor produtos. Esse não é lindo? O Boticário expondo sua linha de maquiagem.
Quer ter um na sua casa? Escolha a sala de tv, algum espaço "sobrando" na sala de estar ou próximo à cozinha e providencie as poltronas, pufes, banquetas e almofadas e use a imaginação! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião. Ela é muito importante para mim! Obrigada desde já.